sexta-feira, 30 de setembro de 2011

MISSIONÁRIOS REDENTORISTAS INICIAM NOVA TURMA DE TEOLOGIA PARA OS FIEIS

" Uma grande qualidade do Ser Missionário na comunidade é  a sede na busca de formaçao"
"Não devemos ter vergonha de dar testemunho publico de nossa fé ". Lucas 7,23

CURSO DE TEOLOGIA MORAL


Redentoristas ensinam na perspectiva de Sto. Afonso

Três anos atrás foi lançado o curso de pós-graduação em Teologia Moral, no Centro Comunitário Santo Afonso, pelos confrades de Curitiba, com apoio do Governo Provincial. O curso foi lançado como um sonho, mas também com certas incertezas, tendo como objetivo preparar profissionais na área da ética teológica. A inspiração era a teologia moral ensinada por Santo Afonso. Para isto, foi conseguido junto ao MEC, através de uma faculdade, o credenciamento do curso, para que o aluno no final possa receber o certificado de especialista em Ética e Educação. Dois cursos foram realizados com muito êxito, onde mais de sessenta profissionais estudaram a ética teológica e muitos utilizam este conhecimento em suas áreas ou na área pastoral.

Neste segundo semestre de 2011, a terceira edição deste curso teve início com a matrícula de 40 alunos, sendo a maioria vindo da área do direito civil, mas também profissionais vindos das áreas: biomédicas e humanas. É notável perceber o crescimento entre os advogados o interesse pela teologia moral.

CONCEPÇÃO DO CURSO
Tendo a ética cristã como ponto de partida, numa perspectiva dialógica com as diversas esferas do conhecimento, o curso de especialização em Ética Teológica e Educação, tem como objetivo a produção do conhecimento que dê contornos para uma educação e uma pastoral crítica, criativa e emancipadora. Profissionais das mais diversas áreas do saber poderão dialogar de maneira significativa com a ética cristã, tendo em vista a produção ecumênica da ética.

Este curso de especialização ajudará conduzir uma reflexão teórica e prática da ética, favorecendo o debate por uma sociedade que anseia por justiça e solidariedade. Os profissionais que se engajam neste curso podem dialogar com as mais diferentes compreensões da ética teológica, e saber identificar os aspectos éticos no exercício profissional, bem como saber ter postura ética cidadã na educação e na sociedade contemporânea.

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO

Este curso de pós privilegia a formação na teologia moral, na perspectiva afonsiana, destacando a misericórdia de Deus e o despertar da consciência dos pobres. Diante disto, o estudo da ética teológica, neste curso, possibilita:

a) Despertar, a partir da ética cristã, elementos sociais que motivem a pessoa a buscar a justiça e a solidariedade.

b) Preparar profissionais, das mais diversas áreas do conhecimento, que traduzam os seus conhecimentos também em postura ética.

c) Elaborar na educação e na pastoral elementos éticos que façam frente a enxurrada de prática corruptas que muitas vezes invadem as mais diversas esferas sociais.

OS PROFESSORES FORMADORES:

Os professores deste curso são os próprios Redentoristas, de preferencialmente os que residem em Curitiba (para facilitar a locomoção); mas também lecionam o leigo Edilson Costa e o diocesano Padre Rafael. Os Redentoristas que estarão trabalhando na terceira edição: Primo Hipólito, Lourenço Kearns, Rodrigo Augusto, Gelson Mikuszka e Joaquim Parron

http://teologiamoralredentorista.blogspot.com/

Nenhum comentário: