domingo, 12 de setembro de 2010

ENVIO DOS NOVOS MINISTROS EXTRAORDINARIOS DA SAGRADA COMUNHAO E DA ESPERANÇA

Proximo domingo(dia 19.09)a comunidade acolherá os novos Ministros Extraordinários da Comunhão e da Esperança.A Formaçao teve inicio em fevereiro/2010,A entrevista com o paroco aconteceu dia 08 de setembro.Agora o paroco fará o envio dos novos Ministros.
A atividade do Ministro Extraordinário da Comunhão, em nossa Diocese, sempre em unidade com o pároco e vigários paroquiais, não se limita à distribuição da Comunhão, quando necessário nas Santas Missas, e a levá-la aos doentes, mas ele é ainda Ministro da Esperança, enquanto pode realizar orações nos velórios e acompanhar os falecidos até o seu sepultamento. É por isso que em nossa Diocese têm o nome de Ministros Extraordinários da Comunhão e da Esperança (MECE). É o Ministro da Palavra, na ausência do Presbítero, podendo presidir o culto (Celebração da Palavra). Na adoração ao Santíssimo Sacramento, pode abrir e fechar o sacrário para adorações, mas não pode dar a bênção.

A Diocese de Ponta Grossa elaborou um Manual dos Ministros Extraordinário da Comunhão e da Esperança (MECE), aprovado em 15 de junho de 1995, pelo então Bispo Diocesano Dom Murilo S. R. Krieger, scj.
Quem é o MECE?
O Ministro Extraordinário da Comunhão e da Esperança é um leigo ou uma leiga a quem é dada permissão, de forma temporária, para exercer um serviço, relacionado à Eucaristia em prol da comunidade. É um ministro de Jesus Vivo, presente na Eucaristia, chamado a provocar encontros entre Jesus e as pessoas.
O MECE é uma pessoa amada por Deus, escolhida dentre muitas pessoas para um serviço na sua Igreja; é alguém chamado por Deus para ajudá-lo na evangelização. Por isso, ser ministro é bem mais que distribuir comunhão: é uma vocação, um chamado que gera muita alegria no coração do MECE.
- Ministro: exerce um serviço em nome da Igreja em prol das pessoas e da comunidade
http://www.diocesepontagrossa.com.br/index.php?setor=DETALHESPASTORG&pid=271

Nenhum comentário: