quarta-feira, 25 de agosto de 2010

DOMINGO É DIA DO CATEQUISTA


A Vocação do Catequista
Domingo Dia 29 de agosto (Dia do Catequista)

Agosto é mês das vocações. No primeiro domingo celebramos a vocação sacerdotal. No segundo, a vocação do Pai. No terceiro, a vocação à vida religiosa. No quarto, a vocação do leigo e no próximo domingo celebraremos a vocação do catequista.
Tal vocação participa da tarefa principal da Igreja, que é ensinar a fé, fortalecendo sua prática entre nós. Um catequista é um evangelizador que ensina a fé. Falamos não somente dos que assumem esse dever oficialmente na comunidade, mas dos primeiros catequistas que são os pais de seus filhos, que tem o dever de introduzir seus filhos na experiência do amor e misericórdia de Deus. É mostrar o rosto de Deus para os filhos. Seus ensinamentos ficam eternamente no coração de seus filhos.
Toda pessoa batizada precisa ser catequista, pois todos são responsáveis em ajudar alguém a abraçar a fé, sendo profetas da salvação de Deus na comunidade e no mundo. O exemplo e testemunho de vida na fé é catequético.
Os que assumem por mandato da comunidade o dever de preparar crianças e adultos a participar melhor dos sacramentos são escolhidos especiais de Deus. Catequista é uma vocação profética, pois fala em nome de Deus como “bocas de Deus”, o apelido dos profetas no antigo testamento.
A inspiração de qualquer catequista é Jesus Cristo, o caminho, a verdade e a vida. O catequista inicia sua vocação sendo discípulo de Jesus. Vive sua vocação como filho de Deus, numa vida de intimidade com o Mestre. Dessa intimidade ele/ela transmite sua experiência aos catequizandos. Oração e intimidade vêm antes da profecia e do ensino da catequese. As comunidades precisam muito dos que assumem tal vocação profética na Igreja. Sempre há falta de leigos para assumir esse dever profético na comunidade. Sinta-se chamado a nos ajudar. Que Maria e José os primeiros catequistas de Jesus intercedam por todos nossos catequistas. Mãe do Perpétuo Socorro; rogai por nós!
Pe. Lourenço Kearns, C.Ss.R

PARABENS A TODOS OS CATEQUISTAS.
RECEBAM MUITAS GRAÇAS E BENÇAOS EM SUA VIDA....

Nenhum comentário: